11 Simulação de Processos

Simulação é a técnica que permite trazer a realidade de processos de Negócio para dentro do computador, através da criação de um modelo dinâmico (representação gráfica) que espelhe fielmente seu comportamento (atual e também o futuro). Permite simular a realidade futura de um processo, quando se planeja fazer mudanças / melhorias no mesmo.

Compreende uma fase inicial chamada de Calibração, que é o exercício de representar e assegurar que o processo esteja representando a realidade atual e, em seguida vai se mudando alguns elementos do processo, para representar a realidade planejada. Os resultados desses novos cenários vão sendo estudados pelo gestor e servem de subsidio valioso à sua decisão. 

Algumas informações necessárias:

Carga de trabalho – em diferentes períodos analisados, o processo pode receber cargas de trabalho que variam, influenciando o número de vezes que o mesmo é acionado / iniciado. P. Ex.: No mesmo dia o processo pode ter diferentes cargas de trabalho em diferentes horários.

Tempo de execução – tempo gasto pelo executor, cada vez que a atividade é executada. Esta informação tem que ser provida para todas as atividades do processo.

Recursos – Quantidade de recursos capazes de realizar determinada atividade e que estejam à disposição para tal.

Probabilidade – Nos casos onde o processo tem caminhos alternativos, qual a probabilidade (%) do mesmo seguir cada opção de caminho.

Uma dificuldade normalmente observada e que impede a realização de uma simulação consistente é a falta ou insuficiência dessas informações.

Alguns resultados possíveis com a simulação:

  • Caminho(s) percorrido(s) pelo processo
  • Tempo de ciclo dos processos
  • Ìndice de utilização dos recursos tecnologicos
  • Ìndice de utilização dos recursos Humanos
  • Filas nas atividades  – Gargalos
  • Custo do Cenário Atual
  • Custo do Cenário Futuro

Aplicações para Simulação de Processos

  • Insegurança quanto ao volume de recursos necessários em determinado cenário futuro do processo
  • Definição previa dos recursos necessários para a situação futura do processo
  • Identificação de pontos de gargalo no cenário futuro, que podem limitar a produtividade

Cordialmente,

Pedro Osorio Souza Mello   ./

Fique à vontade para me contatar:    pepontomello@gmail.com                                                Abril – 2015

Anúncios

Sobre Pedro Osorio Souza Mello
Olá! Sou Pedro Osorio Souza Mello, responsável técnico por um grande volume de projetos - que envolvem Processos de Negócio - pela empresa Memora – Processos Inovadores. Já passei por vários papéis no ciclo de vida de BPM, nos meus mais de 15 anos dedicados a esse segmento de trabalho. Sou o responsável pela execução e entrega dos projetos e sempre que possível, participo também da execução, o que me traz bastante alegria e conforto. Tenho uma ligação muito especial com o tema “treinamento”, o que me levou a ser também Professor – em disciplinas ligadas à Gestão de Processos”, na FIAP – Faculdade de Informática e Administração de São Paulo, nos cursos de: •Gestão de Processos de Negocio •Arquiteturas Corporativas de TI •Arquitetura de Soluções •Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) •MBA em Sistemas de Gestão Empresarial – ERP – SAP (O fato de BPM estar entre as disciplinas destes cursos é uma prova eloquente do valor do tema nos dias atuais e a relevância que tem entre os assuntos de TI). Prometi a mim mesmo escrever um livro sobre Gestão de Processos de Negócio, todavia com os novos tempos, entendi melhor fazê-lo de uma forma publicável através da rede. Gosto de compartilhar aquilo que já aprendi e receber dicas e conhecimentos de outros colegas que também convivem neste universo. A ideia desse blog é exatamente para isso. Tenho uma convicção forte sobre o potencial de Gestão de Processos - BPM, como mecanismo de melhoria contínua das organizações e sempre que me for possível, quero estar ligado, fazendo, experimentando, pensando e escrevendo sobre o tema e também sobre os vários recursos ligados a ele. Apesar de me utilizar de pesquisas, publico apenas aquilo que faz parte da minha acreditação e convicção. As opiniões expressas são estritamente minhas. Sou grato pela sua visita e espero que outros futuros acessos também ocorram. Cordialmente, Pedro Osorio Souza Mello Abril 2015

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: