16 Gestão de Competências

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA, dos funcionários de uma organização, que quando integrados e utilizados estrategicamente, facilitam e impulsionam o atingimento dos resultados estratégicos definidos. É, portanto, um forte mecanismo de auxílio à melhoria contínua dos processos.

Gestão de Competências é o processo de determinar o que é necessário para cumprir os objetivos da organização e desenvolver estratégias para o recrutamento ou desenvolvimento interno dos níveis de competência das pessoas para isso. No contexto da moderna organização, o conhecimento do conjunto atual de competências e os processos ideais para o seu desenvolvimento são vitais para a sua sobrevivência, evolução e inovação, motivo pelo qual o tema tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo.

A gestão de competências permite o contínuo aperfeiçoamento dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de cada colaborador, alinhando esses elementos aos requisitos de suas funções.

Quando uma organização consegue entender quais elementos da tríade CHA necessita para atingir suas metas, ela tem em mãos um poderoso ferramental para promover a melhoria de seus colaboradores, em função destas competências.

O sucesso na implementação deste tipo de gestão depende de uma metodologia de estudo de processos, aliada a um mapeamento das competências que estes exigem. Só assim é possível definir a tríade CHA que cada funcionário (ou grupo destes) necessita, estabelecendo critérios claros para avaliação, promoções e bonificações, além de treinamentos específicos, que visam melhorar a performance individual.

O modelo mais usual de gestão por competência é o que consiste em estabelecer, a partir da estratégia corporativa, os objetivos e metas a serem alcançados e, em seguida identificar as lacunas entre as competências disponíveis na organização e as necessárias para que estes objetivos sejam atingidos. As ações seguintes devem envolver a seleção, a avaliação e o desenvolvimento das competências, com o intuito de minimizar essas lacunas, ou GAP. Os trabalhos de eliminação desse GAP de competência são normalmente caracterizados por eventos ou iniciativas estruturadas de capacitação.

Há basicamente dois tipos de competências organizacionais: as básicas, que garantem a sobrevivência de uma organização, pois se não possuir essas competências, ela estará fora do mercado; e as essenciais, que permitem a diferenciação de uma organização no mercado.

Idealmente, toda competência deve surgir de uma definição clara da estratégia, porque esta estabelece onde se quer chegar, em um determinado espaço de tempo. Definida a estratégia, é preciso estabelecer os resultados que se quer alcançar. De acordo com os resultados visados, é preciso definir o desempenho necessário para alcançá-los, e quais competências são necessárias para se alcançar este grau. Os investimentos realizados com os recursos humanos para esta finalidade sempre se desdobrarão em melhorias ligadas à execução dos processos da organização. Normalmente os conhecimentos necessários em uma organização devem ser mapeados com base na modelagem dos processos da mesma, possibilitando a geração de um mapa, ou inventário de conhecimentos, que representam uma parte relevante da competência requerida, o conhecimento operacional.

Aplicação:

Em situações nas quais se identifica que há um distanciamento entre o nível de competências requeridas pelos processos e as competências das pessoas que o executam. Esta identificação ocorre em projetos de melhoria de processos – fase diagnóstico, ou em tempo da melhoria contínua dos processos, quando ocorre a análise crítica permanente do Gestor sobre o seu processo.
Cordialmente,

Pedro Osorio Souza Mello   ./

Fique à vontade para me contatar:    pepontomello@gmail.com                                               Abril – 2015

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Sobre Pedro Osorio Souza Mello
Olá! Sou Pedro Osorio Souza Mello, responsável técnico por um grande volume de projetos - que envolvem Processos de Negócio - pela empresa Memora – Processos Inovadores. Já passei por vários papéis no ciclo de vida de BPM, nos meus mais de 15 anos dedicados a esse segmento de trabalho. Sou o responsável pela execução e entrega dos projetos e sempre que possível, participo também da execução, o que me traz bastante alegria e conforto. Tenho uma ligação muito especial com o tema “treinamento”, o que me levou a ser também Professor – em disciplinas ligadas à Gestão de Processos”, na FIAP – Faculdade de Informática e Administração de São Paulo, nos cursos de: •Gestão de Processos de Negocio •Arquiteturas Corporativas de TI •Arquitetura de Soluções •Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) •MBA em Sistemas de Gestão Empresarial – ERP – SAP (O fato de BPM estar entre as disciplinas destes cursos é uma prova eloquente do valor do tema nos dias atuais e a relevância que tem entre os assuntos de TI). Prometi a mim mesmo escrever um livro sobre Gestão de Processos de Negócio, todavia com os novos tempos, entendi melhor fazê-lo de uma forma publicável através da rede. Gosto de compartilhar aquilo que já aprendi e receber dicas e conhecimentos de outros colegas que também convivem neste universo. A ideia desse blog é exatamente para isso. Tenho uma convicção forte sobre o potencial de Gestão de Processos - BPM, como mecanismo de melhoria contínua das organizações e sempre que me for possível, quero estar ligado, fazendo, experimentando, pensando e escrevendo sobre o tema e também sobre os vários recursos ligados a ele. Apesar de me utilizar de pesquisas, publico apenas aquilo que faz parte da minha acreditação e convicção. As opiniões expressas são estritamente minhas. Sou grato pela sua visita e espero que outros futuros acessos também ocorram. Cordialmente, Pedro Osorio Souza Mello Abril 2015

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